quarta-feira, 13 de março de 2013

Casos de Sucesso: Aos 17 anos, ela descobriu a vocação para os concursos

Petrobras Estatal faz levantamento e pode abrir concurso no segundo semestre"Aprendi a fixar metas, ter disciplina e diretrizes para atingir meus objetivos", diz Manuela Mendes
Persistência. Essa é a palavra de ordem na vida de Manuela Mendes de Souza, 22 anos, oficial escrevente e moradora de Osório, no Rio Grande do Sul. Nascida numa família de classe média, a jovem não passou por grandes obstáculos como a falta de dinheiro. Mesmo assim, sua história de vida também tem a ver com superação, como a de tantos brasileiros. Mas neste caso, ela precisou superar a si mesma.
Petrobras Estatal faz levantamento e pode abrir concurso no segundo semestre"Sinceramente, durante a minha vida escolar eu não era uma aluna muito aplicada. Gostava de conversar e minhas notas eram medianas. Tinha dificuldades nas disciplinas de Ciências Exatas, mas gostava de Português. Quando iniciei o ensino médio tive que começar a pensar no meu futuro e, como meu pai sempre me incentivou a fazer concurso público, pela segurança e demais vantagens que proporciona, acabei levando em consideração a ideia."
O pai de Manuela é professor e coordenador pedagógico do curso preparatório IPC Concursos. Foi lá que, aos 17 anos, a então adolescente descobriu sua vocação para os concursos. "Meu pai é um dos meus principais exemplos por também ser concursado, além de ter sido aprovado em diversas seleções. Ele me fez enxergar que era importante garantir uma estabilidade financeira para que eu pudesse almejar objetivos maiores."
Os primeiros concursos de que participou foram para a Secretaria de Diligências do Ministério Público e para o Tribunal Regional Eleitoral. Apesar de sempre ficar bem classificada, Manuela percebeu que faltava algo para que pudesse deslanchar e, enfim, ser convocada para o tão sonhado cargo público.
Mudança de postura - Aos 17 anos, um adolescente vive o ápice da jovialidade. Poder desfrutar de novas experiências se torna quase irresistível diante do compromisso de estudar por horas a fio e abrir mão da diversão. Assim como milhares de jovens, Manuela também se viu nesse dilema.
"Quando iniciei o curso preparatório, não me dedicava tanto quanto deveria. Gostava de sair com minhas amigas e me divertir como qualquer jovem. Com o tempo percebi que a atenção que eu dava aos estudos não era suficiente e resolvi abrir mão de algumas coisas, como ir para a balada. A partir daí minhas classificações nas provas foram melhorando e notei que esse era o caminho para a aprovação."
Focada e com a experiência de outros concursos, Manuela afirma que estar preparado é fundamental, e descreve como era a sua rotina de estudos. "Como eu não trabalhava, separava entre seis e oito horas para estudar em casa, inclusive nos fins de semana, e à noite ia para o curso. Tentei várias formas de memorização, como ler três vezes seguidas o mesmo capítulo, ou estudar uma matéria por dia e depois fazer alguns testes. Meus momentos de lazer eram descansar um pouco após o almoço e assistir algum programa de TV."
A vitória - Determinada a alcançar melhores resultados, Manuela decidiu prestar concurso para oficial escrevente e começou a estudar aproximadamente um ano antes da publicação do edital. Aos 20 anos, enfim, atingiu seu objetivo. "Essa era minha meta desde o início: primeiro passar em concurso de nível médio, para ter uma renda e estabilidade financeira e, posteriormente, cursar a faculdade e no futuro prestar um concurso de nível superior."
Hoje, Manuela ocupa um cargo no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, cursa a faculdade de Direito e pretende tirar o máximo de proveito de seu trabalho para que tenha base para futuros concursos. Ela revela que o segredo foi a dedicação, perseverança, disciplina para estudar e foco em seu propósito. E alerta para que as pessoas não desistam com qualquer obstáculo. "As dificuldades fazem parte da caminhada."
A receita para o sucesso? Ela resume: "aprendi a fixar metas, ter disciplina e diretrizes para atingir meus objetivos. É gratificante quando as pessoas me dizem que sirvo de exemplo para elas, até mesmo pelo fato de eu ser ainda muito jovem".

Fonte: Folha Dirigida

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger